arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Você já ouviu falar sobre coaching financeiro?

DATA: 28/02/19 Planejamento

Colocar as finanças em ordem tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Prova disso é que cerca de 62,6 milhões de brasileiros terminaram o ano de 2018 com o nome sujo, de acordo com o SPC. Segundo a reportagem da UOL, o valor representa 41% da população adulta do país. E o que dizer quando quase a metade da população acima de 18 anos não consegue, por variados motivos, colocar as suas contas em dia?

Bom, se você acha que já tentou de tudo e não está conseguindo organizar o orçamento, esse texto é para você. Existe um profissional com experiência e habilidades para entender a necessidade da pessoa em questão, bem como seus desejos, vontades e motivações. Dessa forma, ele consegue ajudar a pessoa a atingir seus objetivos, superando as dificuldades. Essa é a principal função do coaching.

Agora, quando esse profissional é especializado em finanças, ele também está apto a te ajudar a analisar e organizar o seu orçamento, além de sugerir ideias novas para complementar a sua renda, por exemplo. Mas é importante ter em mente que o coaching financeiro não é um santo milagroso. Ele é um profissional que vai te ajudar a mapear todo o seu fluxo de caixa e sugerir caminhos para você conseguir liquidar dívidas, ter um planejamento a curto, médio e longo prazo e, principalmente, estabilizar as suas contas.

O coaching financeiro não precisa ser acionado exclusivamente em momentos de urgência, onde você não vê mais uma luz no final do túnel e as contas saíram totalmente fora de controle. É possível contratá-lo, inclusive, para evitar que cheguem esses momentos de desespero.

Esse profissional vai começar analisando a sua relação com o dinheiro, como você lida com a sua renda e, principalmente, como você gasta. Nesse caso, ele ajuda o cliente a ter uma consciência maior da sua situação financeira e como você poderia adotar atitudes para ter um orçamento mais saudável.

Além disso, o coach financeiro mapeia as suas receitas e despesas para mostrar ao indivíduo toda a movimentação de seu dinheiro. Ao ter sinalizado cada centavo, é mais fácil da pessoa entender o motivo pelo qual ela está naquela situação.

O papel do coach financeiro também é elaborar estratégias para que seu cliente consiga controlar as suas despesas. Essas estratégias, contudo, variam de cliente para cliente, pois dependem do perfil de cada um, do que eles mais se adaptam. Então, é um atendimento personalizado voltado totalmente às suas necessidades e não uma réplica pronta de “uma aula”.

Outra função do profissional é te auxiliar na busca por seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Mas é importante ressaltar de que de nada adianta ter um coach financeiro se a pessoa não se comprometer com aquilo. É preciso respeitar prazos e economizar mensalmente para que os seus fundos de reserva sejam mais consistentes.

O coach te ajuda nessas questões e mais, ele te indica os melhores investimentos respeitando os objetivos que você pretende alcançar. O profissional explica quais são os tipos de investimentos disponíveis, qual é o ideal para você naquele momento e o porquê você poderia investir daquela maneira. É super importante essa etapa, porque é a forma como você vai fazer o seu dinheiro render.

O profissional acompanha cada passo desse processo ao seu lado, acompanha a sua evolução e, se necessário, muda de estratégia para te ajudar a alcançar tudo o que deseja.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Não há nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar utilizando o formulário acima.